Destaques

HENRY SOBEL

By 27/11/2019 No Comments

Henry Sobel

Um Homem Cordial

José Jorge Peralta

Sou de opinião que as pessoas, que se destacam, na humanidade, em qualquer nação do mundo, por sua luta firme e persistente, para ajudar a fazer o mundo melhor, para todos, merecem ter seu nome homenageado pelas pessoas que atuam na mesma intenção. Merecem um espaço especial, no grande panteão da civilização humana, ainda que em estado virtual.

A humanidade precisa de paradigmas construtivos. Os destrutivos são seres a esquecer e a evitar!

A humanidade precisa de heróis que dão a vida por seus irmãos!

Com o Cardeal de São Paulo, Dom Paulo Arns e com o pastor Jaime Wright, o rabino Henry Sobel, lutou por um Brasil mais respeitoso, com a dignidade de humana. Os três, juntos, obedeceram a um dever de consciência, por convicção religiosa e humanista.

Nesta atuação firme e por sua coragem, o rabino Sobel passou a ser conhecido e respeitado, em todo o Brasil.

Assim, a atuação social do rabino, Henry Sobel foi muito além da comunidade judaica. Tomou dimensões de Brasil.

Ele deu seu contributo para ajudar a consertar o mundo, que andava e ainda anda muito desconcertado, muito confuso, muito desnorteado, muito desumanizado….

Isto fez dele o judeu mais conhecido e estimado do Brasil, com outros grandes patriotas humanistas.

Enfim, Sobel assumiu seu lado português e brasileiro: seu lado humanista, generoso e cordial: seu lado simples, simpático, gentil e prestativo!

O Brasil lhe retribuiu suas amabilidades e seu espírito de harmonia e paz. Foi muito além de suas limitações de rabino; foi um homem do mundo. Foi um rabino plenamente brasileiro.

Sobel nasceu, em Lisboa/1944, de familia polonesa e foi educado nos E.U.A. Chegou ao Brasil, em 1970. Faleceu em Nova Jersey ( 22/11/2019).

Que seu exemplo de vida, junto com D.Paulo Arns e Jaime Wright, seja inspiração para nossa e para as futuras gerações, atuando por um mundo melhor, superando as malvadezas de alguns que a todos inquietam.

Compete a nós fazer a nossa parte, por um Brasil, por um mundo melhor!

Henry Sobel é uma inspiração para as pessoas que querem viver num Brasil melhor; numa humanidade mais cordial e solidária. Seu passamento inspirou esta homenagem, esta reflexão, neste momento.

Dom Paulo Evaristo Arns certamente recebeu o rabino Henry Sobel lá no céu de braços abertos, no céu não tem religião, apenas amor!

 

Foto – Google

Leave a Reply