1. Um Espaço Aprazível e Cordial

No intuito de dinamizar e articular nossas comunicações com os amigos e parceiros de ideias e visão dinâmica do Mundo, criamos uma Central Virtual, o website www.globivox.com.br Este é um espaço de diálogo, cultura e entretenimento; um espaço aprazível, cordial e instigante.

Estabelecemos e compartilhamos, aqui, uma visão plural do mundo e da vida. Queremos quebrar algumas amarras reducionistas e deterministas que tolhem nossa liberdade de ser, de pensar, de sentir e de agir.

Observamos o ser humano plural que busca a consciência e a articulação coerente de suas potencialidades e limitações, com o seu compromisso de alteridade, a partir do auto-conhecimento, o “gnosce te ipsum”, de que fala Sócrates, o Mestre grego.

Olhamos, atentamente essa imensa parafernália, às vezes desconexa, de ideias, ideologias e práticas de milhões de pessoas que tentam desvendar e às vezes ocultar a realidade do cotidiano e as forças que regem a vida, aquém e além das perspectivas pragmáticas das pessoas, das sociedades e da humanidade.

2. Espaço de Compartilhar

Procuramos construir este trabalho em território firme, assentando seus alicerces, na rocha, isto é, em ideias sólidas e de comprovada sustentabilidade. Procuramos posicionar a mente no alto, com os pés no chão.

Nos sites constitutivos da Rede Vox, desenvolvemos ideias que levamos á apreciação de nossos leitores, em diversos ramos do saber e em diversos níveis. Trabalhos temas desde o nível de entretenimento e divulgação cultural até grandes temas filosóficos, linguísticos, sociológicos, históricos e ecológicos.

Propomos paradigmas, numa perspectiva plural. Refletimos e até interferimos nos pilares básicos que sustentam nosso mundo, em nível de ideias e de ideários. Para o ser humano consciente, nada é estranho (Nihil alienum). Tudo o que diz respeito aos seres humanos lhe interessa.

É conhecido e decantado o espírito universalista da cultura portuguesa genuína e das culturas lusófonas. A partir desta perspectiva universalista, cunhamos o nome deste website como GlobiVox, a voz do Globo, a voz da Humanidade, a voz da Lusofonia. Pensamos, agimos, sentimos e compartilhamos ideias e atitudes, como cidadãos lusófonos e, em consequência, como cidadão do mundo. Este talvez seja um divino atrevimento. O sentido pleno da vida somente pode ser atingido quando compartilhamos o nosso ser e o nosso saber. Compartilhar é a lei da vida e do conviver. Ao compartilhar, nos superamos e nos alçamos. O compartilhar nos humaniza e nos faz cidadãos.

3. Plataforma do Globivox

  • O Portal Globivox é focado no ser, pensar e sentir da pessoa humana complexa e plural e ao mesmo tempo simples;
  • É focado na cultura lusófona, suas riquezas, suas fraquezas, suas perspectivas e seu destaque universalista.
  • Destaca os Lusitanos, os Templários, os grandes Navegadores e os grandes Articuladores e Civilizadores dos povos;
  • Destaca o Brasil com suas imensas potencialidades, e os grandes luminares da história lusófona do século XVII: os Bandeirantes, os Tropeiros e o Pe. Antônio Vieira e outros mais;
  • Aprofunda sua visão de Mundo, nas teorias da Tetralogia Analítica e outras ideias estruturantes e universais;
  • Detêm-se na literatura e na poesia e contempla os monumentos que herdamos dos nossos ancestrais e que nos podem servir para iluminar nossos caminhos, no mundo atual: monumentos em pedra, arquitetônicos; monumentos em arrojo e ousadia; monumentos literários; monumentos escultóricos; monumentos humanos; monumentos musicais; etc, etc.
  • Debate questões vitais de nosso cotidiano, em estudos e crônicas, e muito mais. Compartilhar saberes e sabores, pensamentos e sentimentos.
    Cada um busque, no Globivox, o que mais lhe aprouver.

4. A Rede Vox

Ao visitar o Portal Globivox, o leitor internauta poderá ainda acessar um mundo de sites culturais, sites lusófonos, etc.

O Globivox apresenta-se como um grande espaço de reflexão, de vivências e de pesquisas; de busca da auto-consciência, numa vida de compromisso consigo mesmo e com o mundo. Da Página Inicial do Globivox, o leitor pode se espalhar pelo mundo.